Transformando Vidas com Claudio Resta

Última atualização: 22/02/2024Por
O Transformando Vidas de novembro tem a participação especial do Claudio Resta, Engenheiro Agrônomo, professor de inglês e parceiro da CAEP no projeto #InglêsAgro.
1 – Claudio, conte para os leitores da CAEP News, quais são as suas atribuições hoje e qual é a sua conexão com o agronegócio.

Hoje em dia, atuo como Executivo de Contas, prospectando empresas do Agro com o objetivo de conectar profissionais em experiências de conhecimento pelo Agro mundial. Essas experiências são em formato de viagens técnicas em várias cadeias produtivas promovendo relacionamento comercial, fidelização (branding), conforme os diversos propósitos das empresas e seus clientes. Regularmente, tenho a oportunidade de acompanhar estes grupos como tradutor intérprete; o que me agrega muito conhecimento em vários cenários e culturas pelo mundo. Também sou professor de Inglês em Londrina e região, com cursos específicos ao Agronegócio, o que me permite praticar e sempre aprimorar técnicas de ensino como foco no desenvolvimento e capacitação dos alunos. 

2 – Como começou sua história com a CAEP?
Na sala de aula. No final dos anos 90, conheci o CEO da CAEP, Flávio Salvadego, num curso de Pós-graduação em Cultura Americana, na mesma instituição onde eu dava aulas de inglês. Nesse período a CAEP estava se estabelecendo em Londrina, onde conheci seus colaboradores e seu programa de intercâmbio agrícola internacional, por meio de estágios remunerados no exterior. Alguns anos depois, recebi o convite para trabalhar na CAEP. Eu viajava pelas regiões Sul e Sudeste, fazendo palestras nas Universidades e Faculdades de Ciências Agrárias, divulgando esses programas de intercâmbio agrícola. Até hoje, tenho um forte relacionamento com a CAEP, por compartilhar de seus valores e paixão pela educação no Agronegócio.
3 – Conte para nós como será esse novo projeto que é o #InglêsAgro
O #InglêsAgro, é um projeto que objetiva capacitar alunos potenciais aos programas de intercâmbio internacional, através do ensino a distância de Inglês tendo como tema central o Agronegócio. Serão aulas estimulantes e dinâmicas, com conteúdo prático e relacionado a práticas agrícolas, inserindo o aluno num ambiente muito próximo de uma fazenda ou empresa Norte Americana. Será um patamar acima de aulas regulares, por meio de técnicas e atividades transformadoras, quebrando o gelo, “breaking the ice”, permitindo um ambiente amistoso com essa ferramenta importante no Agro, que é o Inglês. Agricultura é Ciência e o idioma da Ciência é o Inglês!.
4 – Você acredita que o #InglêsAgro será uma ótima oportunidade para os estudantes se qualificarem para o Intercâmbio agrícola?
Certamente ! Há muitos candidatos que possuem vasta experiência prática de campo, ” hands-on ” , que precisam aperfeiçoar aquele nível de Inglês que ficou guardado no ensino médio. Os cursos de Agrárias são integrais, restando pouco tempo para os alunos estudarem Inglês. Quanto melhor o nível de Inglês, melhores as chances de colocações no exterior. O objetivo do #InglêsAgro, não é proficiência nem diplomação acadêmica. Nosso objetivo é facilitar o aprendizado do Inglês, tornando esses candidatos com habilidades de comunicação efetiva.
5 – Na sua visão, quais diferenciais um jovem estudante com fluência no inglês poderá adquirir em sua vida profissional?
No Agro, usamos muito o termo ” diferenciado”; ou seja, aquele profissional que possui multi habilidades. O mercado de trabalho no Agro, parte da premissa que os candidatos tenham um bom nível de Inglês, pois a qualquer momento esse profissional pode ser convocado em alguma missão no exterior, oferta de cargos de chefia, liderar um departamento internacional numa instituição de ensino, etc.
Inglês abre portas! Numa entrevista em uma multinacional, a naturalidade e desenvoltura do entrevistado em se “comunicar” é fator seletivo de contratação.
6 – Quais são suas as dicas para quem deseja dar um up no inglês?
Toda habilidade requer prática para sua eficácia. Autonomia e maturidade são qualidades potencializadoras do aprendizado de Inglês. Você pode ter a melhor escola, melhor material, melhor instrutor, mas se não fizer sua parte, você estará sempre na média do mercado de trabalho. Uma de nossas técnicas chama-se “input x output”. Um resultado mais efetivo requer dedicação pessoal, extra sala. O uso de materiais auxiliares, como audiobooks, artigos, comentários de notícias, podcasts, vídeos, reativam a memória, com temas contextualizados de seu dia a dia.
7 – Esta sessão chama-se Transformando Vidas, nossa pergunta é: Como a educação transformou a sua vida?
Eu sempre achei que o mundo é grande o suficiente para se viver restrito a um bairro, estado ou região durante uma vida toda.
Graças a educação, pude conhecer pessoas incríveis e inspiradoras, culturas diversas. O inglês permitiu criar um networking altamente positivo.
Quanto mais cultura e educação se tem, mais estimulados nos tornamos para novas conquistas, desafios.
8 – Quando você escuta CAEP, o que vem a sua cabeça? Por quê?
Educação. A letra E da sigla CAEP traduz em educação. A CAEP é um portal de possibilidades de negócios, realizações profissionais a quem deseja e precisa de ferramentas para seu desenvolvimento. CAEP é uma unidade geradora de oportunidades. CAEP reúne um conjunto de recursos e oportunidades para capacitar cada vez mais os profissionais do Agro.
Aguarde! Em breve vamos divulgar a data de início do #InglêsAgro com Claudio Resta