Saiba como o Agronegócio Impulsiona o Mundo
O desempenho do setor agrícola tem sido um dos mais expressivos. Grande parte dos produtores se esforçam para que o rendimento brasileiro esteja sempre próximo a algumas das maiores potências do mundo.
Isso porque o agronegócio é um dos setores mais rentáveis do planeta, e coloca países como Estados Unidos da América, China e Brasil como líderes no mercado.
Assim, neste texto você vai encontrar:
- Como o Agronegócio impacta diversos setores
- Como são divididas as cadeias produtivas no Agronegócio
Segmentos do Agronegócio – Como sua produção chega na mesa do consumidor
A agricultura pode ser entendida como a atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais e/ou para a criação de animais, sendo suas lavouras úteis ao homem.
Com o decorrer do tempo, a agricultura e a propriedade agrícola foram se transformando para algo muito maior, alcançando o patamar de uma cadeia produtiva. E, com as diversas mudanças econômicas, políticas e tecnológicas, surgiu a palavra Agronegócio.
“O agronegócio, ou agrobusiness, é o conjunto de todas as atividades e negociações envolvidas desde a fabricação de insumos até a produção, o processamento, distribuição e o consumo dos produtos agropecuários ‘in natura’ ou industrializados”
Com essa definição, podemos ter em mente que o agronegócio é muito mais profundo que se pensa, e sofreu uma profunda e irreversível transformação com o passar dos anos.
Quem participa do Agronegócio?
Vale a pena você ter em mente que, o agronegócio abraça a todos os que contribuem para ele, então, não importa se você é um produtor rural grande ou pequeno, ou o que você produz. Você está dentro do agronegócio e de tudo que ele representa.
Sua importância é tamanha, que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, dá uma média de R$ 1,4 trilhão de reais, em desenvolvimento, lucro e movimentação monetária para o país. Esse indicativo apenas serve para confirmar que o agronegócio é o principal pilar da economia brasileira.
As Divisões do Agronegócio – Cadeias Produtivas que movimentam o Mundo
Ao se pensar em agronegócio, você precisa ter em mente que ele envolve, desde a produção, sementes, adubos, agroquímicos ou orgânicos, a contratação de pessoas para o transporte e a distribuição desses materiais.
A principal divisão dentro da cadeia produtiva do agrobusiness é:
# Insumos
# Agropecuária
# Indústria
# Distribuição
O grande ponto é que essas atividades acima resumem toda a produção do agronegócio. Todas as atividades envolvidas com a agricultura resultam em negócios, e seus sistemas podem ser separados em internos e externos
“As atividades feitas dentro da propriedade rural – que são as internas – e as atividades fora da propriedade rural, que são as externas.”
Simples, não? Agora, explicando um pouco melhor, e de quebra enumerando as atividades, temos três etapas que nos fazem ter uma visão interessante sobre o interno e o externo, que são:
Antes da Porteira: Essa é a primeira fase das atividades, que é representada pelos fornecedores de insumos, serviços e máquinas, que estão diretamente ligados com os produtores e empresários rurais. São fornecedores de sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos e maquinário.
Dentro da Porteira: Essa é a fase na qual acontece a produção agropecuária em si, e é o conjunto de atividades desenvolvidas dentro das fazendas e propriedades (por isso o nome). Geralmente envolve o plantio, manejo do solo, tratamento de culturas, irrigação, colheita e outras atividades.
Após a Porteira: Essa também é uma fase em que o nome é autoexplicativo. Juntamente com a produção agropecuária, essa é a etapa de armazenamento, industrialização, exportação e consumo final de produtos que foram produzidos.
Assim, dá para ver que o agronegócio não tem só um pé na fazenda, mas sim está em todo lugar e forma um sistema de produção e valor que vai desde a base da sociedade até o topo das maiores indústrias do mundo.