CAEP e o Produtor Brasileiro, em clima!
A 7ª edição da pesquisa ABMR&A sobre o perfil do produtor brasileiro, aponta o clima em primeiro lugar, como a maior preocupação para o produtor.
Para a CAEP, também um ponto de atenção sempre que organiza junto a seus clientes, os seus projetos de viagens técnicas, intercâmbios agrícolas e educacionais. Afinal de contas, o clima dita muitas variáveis para se organizar a bagagem para uma viagem ou no campo, orientar a gestão dos plantios, manejos dos cultivos e colheita.
Por isso, neste período de encerramento de colheitas e logo mais início da nossa próxima safra de verão, decidimos divulgar as previsões climáticas para o mês que começa hoje. Conversamos com Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, que nos passou as tendências climáticas para todo o Brasil no mês de julho. Confira as previsões:
O mês de julho será marcado por chuvas regulares em praticamente toda metade sul do Brasil, incluindo os estados do RS, SC, PR, MS, SP e partes de MG, bem como sobre toda a faixa leste do Nordeste. Isso porque, com águas apresentando temperaturas dentro da normalidade no Oceano Pacífico, a tendencia é que frentes frias consigam se formar com maior frequência e avançar sobre a metade sul do Brasil. No entanto, os maiores volumes serão registrados sobre os estados do RS, SC e PR, o que é normal para essa época do ano.
- Desse modo, lavoura de inverno, em especial o trigo, será bastante beneficiada. Assim como lavouras de cana-de-açúcar, café e citros. Que terão um mínimo de umidade para se manterem vegetando ao longo desse mês.
- No Nordeste, a ocorrência de ventos de leste, que jogam a umidade no Atlântico sobre o interior da região, ocasionaram pancadas de chuvas irregulares. Favorecendo as culturas de milho, feijão e cana-de-açúcar.
- O mês de julho terá início com o tempo aberto, sem chuvas e com muito frio sobre grande parte do Brasil. Os primeiros dias do mês, devido ao avanço de uma massa de ar polar no final de junho, ainda irá manter os primeiros dias de julho frio;
- A tendência é que as chuvas fiquem mais concentradas sobre a região sul do Brasil, com possibilidades para ocorrência de algumas chuvas também sobre o sul do MS, SP e faixa leste do Brasil;
- Condições normais para essa época do ano;
- Como podemos observar nos mapas semanais, há uma tendência de que, a primeira quinzena seja de tempo mais aberto, inclusive no sul do Brasil. Já na 3ª semana, o avanço de uma nova frente fria levará chuvas ao RS, SC, PR e MS. Chove também em na faixa litorânea do Brasil;
E a última semana do mês também tende a ser marcada por chuvas no Sul do Brasil, principalmente no RS.
- Em relação as temperaturas, a tendência é que junho registre temperaturas dentro de uma normalidade;
- No entanto, a primeira semana do mês ainda será bastante fria devido ao avanço de uma massa de ar polar te elevada intensidade – que provocou algumas geadas severas em algumas áreas do Paraná (principalmente sul/sudoeste) do estado, MS, SC, provocando perdas significativas das lavouras de milho;
- Também houve registro de geadas em áreas canavieiras e cafeeiras do PR e SP;
- A primeira semana será bem fria em toda a região central do Brasil;
- No entanto, as demais semanas do mês deverão registrar temperaturas dentre da normalidade, mas com a possibilidade de algumas quedas de temperaturas mais acentuadas – principalmente na segundo quinzena do mês no sul do Brasil – sempre após a passagem das frentes frias previstas.