Mercado Chinês: Boas Relações entre Brasil e China
A china é um dos mais poderosos mercados consumidores do mundo e, graças a sua rica cultura e seus peculiares posicionamentos comerciais, mantêm estreitas transações com o Brasil, e é o país perfeito para iniciarmos nossa série de análises de mercado consumidor.
Nesse texto você poderá conferir:
–> Relação entre Brasil e China
–> Um Panorama sobre o Mercado Consumidor da China
Mercado Consumidor – China
As relações entre ambos os países têm estado cada vez mais fortes e próximas ao longo da última década. O intercâmbio comercial, em boa medida, cresceu graças a expansão econômica que a China passa.
O estreitamento das relações entre Brasil e China se devem, em grande parte, pelo complemento entre cadeias produtivas. Em outras palavras, ambos produzem aquilo que o outro quer.
No caso, o Brasil ocupa o papel parceiro comercial estratégico, abastecendo a China com um suprimento grande de produtos do agronegócio e de extração mineral, o que favorece muito o gigante asiático, que tem entre suas principais preocupações:
# Terra limitada para plantio
# Dificuldade em prover recursos naturais e outros bens para impulsionar a própria indústria
# Desafio de alimentar uma população cada vez mais urbanizada
Nesse cenário, a China se tornou o principal destino das exportações brasileiras. O fluxo comercial entre os dois países teve como principal agente o agronegócio, que cresceu em uma taxa média de 27,6% ao ano.
Para se ter uma ideia, enquanto o Brasil mantém uma taxa de crescimento média de 8,6% ao ano, em suas relações comerciais com o mundo, com a China essa taxa sobe para 26,4%. Em outras palavras, o comércio do Brasil com a China cresce mais do que o comercio do Brasil com o resto do mundo.
Importância da China para o Agronegócio Brasileiro
A china é um dos maiores mercados consumidores que ainda possui um enorme potencial de expansão. Hoje a China é o maior comprador brasileiro e talvez até o maior investidor do país, trabalhando com uma pauta altamente concentrada de produtos do complexo soja.
Esses produtos do complexo soja já renderam, até o mês de maio de 2019, aproximadamente US$ 7,15 Bilhões de dólares aos cofres brasileiros, mas permanecem sendo produtos de baixo valor agregado, o que apresenta um desafio a exportação brasileira.
A estratégia chinesa, durante a última década, foi de produzir, no próprio país, o máximo possível de leite, carne e outros produtos, para assim sustentar a criação de empregos – uma das prioridades do governo chinês – enquanto importa matéria-prima e commodities para alimentar seus rebanhos.
Isso estimula o crescimento econômico e facilita uma mudança estrutural na agricultura chinesa, o que gera mais comércio e ganhos para quase todos os países e regiões. Conforme a economia chinesa se integra, cada vez mais, com a economia global, esse crescimento oferece mais oportunidades do que desafios para o resto do mundo, incluindo o Brasil.