Hortifruticultura, um grande e especializado setor da agricultura mundial.

Última atualização: 16/02/2024Por

Falando do mercado de hortaliças, ele é altamente diversificado e segmentado aqui no Brasil, com volume de produção concentrado em seis espécies que são: batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura. A agricultura familiar é a responsável por mais da metade da produção brasileira.

Agora falando do mercado global, a Hortifruticultura ainda é predominantemente local, pois a maioria dos vegetais são altamente perecíveis. Segundo pesquisa divulgada pelo Rabobank, apenas 5% dos vegetais cultivados no mundo são comercializados internacionalmente, e cerca de 70% são vendidos frescos.

Na América Latina e África os vegetais são vendidos em sua maioria regionalmente por conta de fatores como:
risco climático, valor cambial, custo de produção e acordos comerciais.

Na última década o México expandiu sua posição proeminente no mercado norte-americano. Já a Espanha e a Holanda são os mais fortes exportadores de vegetais da União Europeia. Anteriormente as importações de vegetais era concentrada em países da América do Norte, Europa Ocidental e Japão. Hoje países como Índia, China e Emirados Árabes tiveram crescimento nas importações.

Em todo o mundo existe uma crescente necessidade de vegetais produzidos de forma segura, eficiente e com qualidade. Em consequência disso, a produção em estufas e fazendas verticais vem ganhando crescimento significativo. As fazendas verticais estão surgindo em todo o mundo, principalmente no Hemisfério Norte, próximo as concentrações populacionais. E você, quer se especializar nesta área e conhecer de perto como a Hortifruticultura acontece nos campos do mundo?

Atenção estudantes e recém-formados em agronomia!!! Estamos com as vagas de Intercâmbio Agrícola nas áreas de
Hortifruticultura com inscrições abertas para embarque em janeiro de 2023. É a sua chance de se especializar em uma das áreas de maior destaque no mercado internacional.

Para saber CLIQUE AQUI!

NOTÍCIAS RELACIONADAS