Geração de Ar Puro é tema de 2019

Última atualização: 16/02/2024Por

O meio ambiente, assim como as áreas da agricultura e pecuária, são temas frequentemente discutidos no mundo agro. Sua importância é relevante para, não somente o agronegócio, mas também para todos os setores da economia e da sociedade global.

 

Dia 05 de junho é o dia dele e, pensando em homenageá-lo, a caep preparou essa matéria sobre como a preservação do meio ambiente pode melhorar a qualidade do ar nas cidades, lugar no qual geralmente a preservação ambiental é esquecida.

 

Equilíbrio – Fonte entre a boa qualidade e geração de ar puro

 

Nosso post foi inspirado na pesquisa “Árvores e os efeitos da floresta na qualidade do ar e na saúde humana nos Estados Unidos”, um material desenvolvido pelo centro de pesquisa avançada da Elsevier, e escrito pelos pesquisadores David J. Nowak, Satoshi Hirabayashi, Allison Bodine e Eric Greenfield.

 

Nela, os pesquisadores alertam que grande parte da poluição do ar nas grandes cidades podem ser relativamente reduzidas com a preservação das árvores e áreas com grande quantidade de verde, como um parque, por exemplo.

 

Contudo, o estudo também conta como a poluição atmosférica, que têm todos os gases poluentes retidos na superfície das folhas – que atuam como um filtro para eles – podem também prejudicar a fotossíntese das plantas.

 

Isso porque os poluentes atmosféricos, ao serem retidos na superfície das folhas, bloqueiam sua respiração e, portanto, afetam consideravelmente a remoção da poluição da atmosfera e a vida dessas plantas, o que remete ao conceito do equilíbrio.

 

“Ter equilíbrio entre a preservação das áreas verdes e a produção de poluentes pode alterar, para melhor, a vida nas cidades e sustentar qualitativamente o meio ambiente”

 

Resfriamento das Árvores – O meio ambiente pode te ajudar a economizar

 

Pode parecer absurdo, mas não é. A economia de energia e gastos é real, caso você realmente se esforce em preservar o meio ambiente. Um exemplo, clássico, é a economia gerada pelo resfriamento das árvores.

 

Em climas quentes, ou na época de verão, as árvores podem diminuir significativamente as temperaturas nas cidades e reduzir os gastos de energia com equipamentos que fariam, automaticamente, essa função.

 

O consumo de combustíveis fósseis seria, dessa forma, reduzido. Investigações experimentais apontam que, nos Estados Unidos da América, a redução com os gastos domésticos do ar condicionado poderiam ser reduzidos de 20% a 30%, apenas com as sombras das árvores.

 

A engenheira agroflorestal e urbana da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Simone Borelli – em fala para o site oficial da campanha do meio ambiente de 2019 – afirma que:

 

“As árvores poderiam reduzir a temperatura das cidades em até 8ºC, diminuindo o uso do ar condicionado e as emissões relacionadas em até 40%” – Simone Borelli.

 

Década da Restauração – Como as Nações Unidas estabeleceram um novo esforço para o plantio das árvores

 

Em 1º de março de 2019, a Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a “Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas”, validada para os anos de 2021 – 2030.

 

Os esforços devem promover o plantio de árvores de forma fundamental para:

 

# Mitigar a mudança climática

 

# Impulsionar a biodiversidade

 

# Restaurar ecossistemas

 

Com isso, a ONU Meio Ambiente pretende utilizar o espaço disponível no planeta – que pode comportar o plantio de mais de 1 trilhão de árvores – para complementar as mais de 3 trilhões de árvores que existem atualmente na Terra.

 

Isso tudo deve ser feito corretamente. O plantio de árvores nativas de cada região não só ajudará a preservar o ambiente local, como restaurará o ecossistema e impulsionará a biodiversidade, dando um direcionamento as comunidades locais para a preservação do planeta.

 

Tudo isso graças ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho de 2019 – no qual o grande tema é “Poluição do Ar”. Iniciativas estão sendo proporcionadas pela China, como o objetivo de fazer com que as pessoas enxerguem que a qualidade do ar que respiramos, depende das escolhas de vida que fazemos.