Como Impulsionar seus Negócios
O mundo dos investimentos agrícolas pode ser repleto de opções, que muitas vezes nublam a visão dos interessados nesse tipo de operação. Existem cartelas que vão desde a compra de terras até o investimento em produtos financeiros da Bolsa de Mercados Futuros.
Já dentro do próprio investimento em commodities, as opções variam desde o tipo de commodity a ser investido, até as determinadas quantidades e as particularidades dos contratos futuros a serem elaborados.
Pensando não somente em quem já atua com commodities, como também em quem quer investir nelas, a CAEP preparou esse conteúdo para você ficar ligado em como impulsionar seus negócios.
Com esse texto você vai:
- Aprender um pouco sobre o Mercado de Commodities
- Saber por que o Mercado de Commodities é tão interessante
- Compreender como você pode impulsionar seus negócios
Por que aprender sobre o mercado de Commodities
Todos os empresários, não somente do setor agrícola, mas de todos os tipos de setores sabem que tudo acontece onde se encontra o dinheiro. Trabalhar com mercadorias, produtos e serviços rentáveis, é o que dá a guinada necessária para que seu patrimônio seja construído.
Daí a importância de saber onde investir e no que investir. É por isso que você precisa aprender sobre o mercado de commodities, e como a rentabilidade desse tipo de produto pode ser uma grande pedida dentro de uma cartela de investimentos.
O real motivador é, não somente a quantidade massiva de recursos que são as commodities, mas também a massa de dinheiro que a exportação e importação delas movimenta. O maior sustentador dos lucros do agronegócio são as commodities, e é lá que o dinheiro está.
Caminhos do Dinheiro – Investir em Commodities pode ser uma opção
Trazendo um pouquinho dos números desse mercado para você, de acordo com o site do Ministério da Economia – Indústria, Comércio Exterior e Serviços, somente no início de 2019 no que equivale o período de Janeiro a Abril, foram exportados em valor FOB US$ 72.149.202.927 bilhões de dólares.
De todo esse montante, mais de US$ 11 bilhões de dólares são exportados em produtos básicos para a China. Esse, atualmente, é o número mais expressivo em exportações de materiais básicos, como Soja triturada, Óleos brutos de Petróleo, minérios de ferro, entre outros que podem ser consideradas commodities.
Só os números das commodities já justificam um dos motivos para que se aprenda sobre esse mercado. A possibilidade de investimentos na área é alta e a facilidade para fazer isso também é assustadora.
Interesse Global – Estar dentro do Jogo pode ser mais vantajoso do que simplesmente assistir
Somente observando os dados acima é possível compreender, economicamente falando, a importância das commodities em um nível nacional e global.
Além disso, o agronegócio brasileiro como um todo, gera aproximadamente 19,82% dos empregos do país – o que dá em média 18,2 milhões de pessoas de acordo com pesquisas divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE.
Então você já conseguiu observar que:
- Commodities são investimentos e não simples mercadorias
- Movimentam bilhões de dólares pelo mundo todo
- Geram emprego e desenvolvimento social em nível nacional e internacional
- Influenciam direta e indiretamente empresas de variados setores da economia mundial
Como Impulsionar seus Negócios – Investindo no Agronegócio
Pensar em estratégias de investimento não é fácil. Ter dinheiro na mão e não saber bem como multiplicá-lo é normal, e é um problema que ocorre com pessoas das mais diversas áreas. Assim, seguem algumas estratégias de investimento que podem te ajudar.
Investir Diretamente em Commodities:
O investimento em commodities pode ser feito de diversas formas, desde o investimento no mercado físico, até o investimento em mercados futuros, que são disponibilizados pela B3, ou Brasil, Bolsa, Balcão. Essa é a famosa Bolsa de Valores brasileira, e trabalhar com ela pode, possivelmente, ser uma alternativa para impulsionar seus negócios.
Investir Indiretamente em Commodities:
Outra alternativa, também ligada aos commodities, é a aplicação de seu dinheiro em empresas estratégicas do setor. Um exemplo de investimento indireto, seria você comprar ações de uma empresa de tubulações que lidam com a movimentação de gás natural.
Com isso, você investe no transporte do gás natural, e não diretamente na commodity gás natural, o que pode ser um caminho para que você diversifique onde você está investindo.