Bagagem de mão ou despachada? Itens, diferenças e cuidados para garantir que você voe tranquilamente.

Última atualização: 21/02/2024Por

Passaporte checado, visto em dia e passagens em mãos: Chegou a hora de fazer as malas e se preparar para conectar-se aos campos do mundo e a CAEP está aqui pra te ajudar a não esquecer nada! 

Existem dois tipos de bagagens:

  • Bagagem despachada: No momento do check-in, ela deverá ser entregue para a companhia aérea. Sua mala será transportada no bagageiro do avião. Normalmente, em voos internacionais ou domésticos, o serviço é oferecido com um custo adicional para o cliente. 
  • Bagagem de mão: É tudo o que será carregado junto com você na cabine da aeronave. Por conta disso, estes itens são de sua responsabilidade.

Agora, vamos te explicar em detalhes o que pode ou não ser levado em cada uma, tamanhos e pesos permitidos. 

Bagagem despachada: Itens como calçados, roupas, cosméticos e medicamentos são liberados, bem como alimentos não perecíveis. Objetos pontiagudos e cortantes, instrumentos de trabalho que possam ferir (alicates, martelos, etc), também só poderão estar em sua bagagem a ser despachada. 

Substâncias inflamáveis, explosivas ou tóxicas são proibidas. 

Instrumentos musicais e artigos esportivos são classificados como bagagem especial

As companhias aéreas são autorizadas a vender passagens com diferentes tipos de franquias de bagagens despachadas, ou até mesmo sem o serviço para quem não precisa. O lado positivo, é que quem viaja sem mala despachada poderá pagar um pouco menos, enquanto quem despachar, pagará somente pelo que está transportando. Os valores variam de acordo com o destino, tipo de tarifa, companhia aérea, a classe em que está viajando, entre outros. Algumas companhias cobram por volume e não por peso, então, você poderá comprar uma franquia de 23kg e esse limite será válido apenas para uma mala e não para duas, onde somados os pesos, cheguem nos 23kg. É importante estar sempre atento com esses tipos de detalhes do contrato de transporte na hora de comparar os preços das passagens, para saber exatamente o que se está comprando e não ter surpresas quando chegar no aeroporto. Caso precise, você poderá transportar mais bagagens do que o permitido em sua classe ou tarifa, apenas comprando uma franquia adicional.  

A maioria das companhias aéreas brasileiras possuem o mesmo limite de peso de bagagem despachada, sendo válido para voos nacionais e internacionais. Seja ela paga ou inclusa no valor da passagem, normalmente o limite é de 23kg e itens que ultrapassem o peso estarão sujeitos a cobrança por excesso de bagagem. Note que as malas devem ter as seguintes medidas: 50x80x28cm. 

Evite viajar com as malas danificadas. Acessórios removíveis devem ser retirados antes de despachá-las para que não se soltem durante o voo. Lacre sua mala com um cadeado ou lacre plástico. Coloque do lado de fora e dentro etiquetas com seu nome e telefone visíveis, assim, em casos de extravio ou confusão com as bagagens, será mais fácil de te encontrar. 

Bagagem de mão: Como dissemos anteriormente, a bagagem de mão é de sua total responsabilidade, ficará com você durante todo o voo e deverá ser guardada nos compartimentos que ficam acima dos assentos. Por esse motivo, ela não poderá ter um tamanho muito grande ou muito peso. Algumas companhias aéreas permitem que os passageiros coloquem embaixo do assento se for necessário, mas para evitar constrangimentos e surpresas em seu voo, é melhor garantir que não ocupe muito espaço. A maioria das companhias têm como regra o tamanho máximo de 115cm somando altura, largura e profundidade da mala. Essa dimensão se divide em: 55cm x 35cm x 25cm, incluindo alças, bolsos externos e rodinhas. O peso também é importante, principalmente nos voos internacionais, onde são bem criteriosos. O peso da bagagem de mão não pode ultrapassar 10kg. Bolsas femininas pequenas ou médias, transversais e afins não são contadas como bagagem de mão e sim como itens pessoais, assim como máquinas fotográficas e carrinhos de bebês. 

Aconselhamos que sejam levados na sua bagagem de mão itens mais frágeis, objetos de valor econômico e sentimental ou úteis para a viagem, como por exemplo tablet, celular, câmera, dinheiro, documentos, chaves, máscara para cobrir os olhos e travesseiro de pescoço. 

Medicamentos de uso contínuo como insulina e agulhas hipodérmicas podem ser levados, desde que estejam na quantidade suficiente para a viagem, incluindo o voo, escalas eventuais e conexões. É necessário estar com a prescrição médica apontando as quantidades recomendadas para o período. 

Alimentos para bebês também são permitidos, mas garanta que estejam na quantidade certa para uso no voo, escalas e conexões.

Durante a viagem, a temperatura pode ficar baixa. Por isso, é bom considerar incluir um agasalho na mala que te acompanhará. Uma muda de roupa adequada ao clima do seu destino final também é útil como precaução em casos de extravio de bagagens. Lembramos também que, caso o tempo de permanência na cidade seja curto, talvez apenas a bagagem de mão seja suficiente. Isso te garante rapidez para sair do aeroporto e otimiza o tempo para aproveitar ainda mais a sua jornada em busca de conhecimento! 

É proibido levar qualquer substância líquida inflamável (desodorante aerosol, tinta, etc) e embalagens maiores que 100ml. Caso esteja transportando algum líquido, ainda que tenha 100ml no interior de seu frasco, o seu tamanho também não pode ser maior que isso. 

De maneira alguma transporte bagagens que não sejam suas e que desconheça o seu conteúdo. 

Agora você está por dentro de tudo e pronto para viver as melhores experiências em seu destino! 

Caso precise de ajuda com os detalhes ou tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre prontos para ajudar e fazer da sua viagem a experiência mais incrível que já viveu! 

NOTÍCIAS RELACIONADAS