A palavra que define o agro em 2023 é PRODUTIVIDADE!
A previsão para este ano, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é de crescimento de 2,3% para o PIB do agronegócio.
Para o VBP, que é o Valor Bruto de Produção, que mede o faturamento “dentro da porteira” , a estimativa é de crescimento de 1,1% em comparação a 2022.
Já no ramo agrícola , a receita deve ter alta de 2,8%.
A estimativa para a safra de grãos 2022/2023 é de um aumento de 15,5% (ou 42 milhões de toneladas) em relação à safra 2021/2022, atingindo 313 milhões de toneladas.
Segundo o CNA, atualmente, somos o quarto maior exportador de produtos agropecuários no mundo , com aproximadamente
USD 100.7 bilhões, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.
Todos esses números favoráveis são o resultado de 40 anos de trabalho, onde a produção agropecuária brasileira se desenvolveu a passos largos, se tornando uma das maiores potências do agro no mundo .
O efeito transformador da revolução agrícola é um fator importante para a economia brasileira e continua a abrir boas perspectivas para o desenvolvimento do Brasil .