Volatilidade – Saiba como ela atua nas Commodities

Última atualização: 16/02/2024Por

Já falamos aqui no blog do mercado das commodities, e expomos também dados interessantes sobre cada uma das principais commodities brasileiras. Agora, vamos falar de algo que afeta diretamente as commodities, que é a volatilidade.

 

Esse tópico pode até parecer técnico, mas fique tranquilo! Vamos te explicar de uma maneira simplificada o que é essa volatilidade – que é até assunto de noticiário – e também vamos te dar um panorama dos principais pontos que ligam ela as commodities. Interessado? Continue a leitura.

 

O que é Volatilidade?

 

De acordo com alguns dicionários online de português, a volatilidade é a característica daquilo que não é firme, daquilo que muda constantemente ou que sofre de constantes mudanças, e é exatamente isso que você deve ter em mente ao falar sobre o tema.

 

Aplicando isso dentro do mercado financeiro e das commodities, a volatilidade é, basicamente, a mudança ou variação entre os preços, em função do tempo. Ou seja, quanto maior o preço e maior a variação em uma base diária, semanal ou mensal, maior a volatilidade.

 

5 Fatores que Contribuem para a Volatilidade das Commodities

 

Acompanhe alguns dos fatores que alteram os preços e mexem com a volatilidade das commodities:

 

Clima

 

Chuva, Sol, Frio e Seca são só algumas das variações climáticas que podem prejudicar, e muito, as colheitas – independente do país ou região em que elas estão plantadas. Portanto, fique atento ao clima. No caso de tempo ruim, é possível que haja escassez de uma commodity no mercado e o seu preço se eleve.

 

Ciclo de Plantio

 

Tudo bem, o ciclo de plantio é uma coisa que se lida todo ano. Mesmo assim, é preciso colocar na ponta do lápis qual será o ciclo da colheita e quanto poderá ser produzido. O motivo é pelo tempo fora desse ciclo, que não apresentará o cultivo dessa ou daquela commodity específica.

 

Oferta e Demanda

 

As vezes, o clima fica perfeito, a colheita produz até mais do que o esperado, fazendo com que a natureza realmente presenteie o produtor com uma belíssima safra. O que poderia dar errado?

 

Uma peste ou um vírus que se espalha entre os animais de pequeno, médio e grande porte e que usariam sua commodity como alimento – assim como ocorre nesse segundo trimestre na China – são um exemplo claro de que a demanda e a oferta sofrem revezes.

 

Geopolítica

 

Sabemos que política é um tema delicado, mas você sabia que até ela mexe com as commodities? Um bom exemplo é a abertura e fechamento do Estreito de Ormuz, um dos principais canais logísticos de transporte de petróleo no oriente médio, e que está em constante tensão com medidas políticas do Irã.

 

Se ele for fechado, consequentemente se trava a rota do petróleo, o que faz com que o suprimento não seja reabastecido nos países que dependem dessa rota, o que torna o petróleo escasso e por sua vez, mais caro.

 

Pragas

 

Um ponto importante – e que a tecnologia tem ajudado muito o produtor rural a superar – são as pestes e as pragas que se instalam nas lavouras. Junto a milhares de outros fatores, como erosão do solo e inundações, podem colocar em risco as safras e os pastos e prejudicar fortemente o abastecimento das commodities, e consequentemente, causar volatilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS