Viaje para o maior produtor de flores do mundo

Última atualização: 16/02/2024Por

A Holanda é conhecida como “país das mais belas flores do mundo”. Tudo graças aos seus magníficos campos de tulipas que enriquecem as paisagens com suas cores vibrantes. Contudo, essa não é a única razão para você começar a programar seu intercâmbio agrícola para lá.

 

Cerca de 2 bilhões de exemplares desta flor são exportadas para outros países do mundo. O que deixou os holandeses como líderes do mercado de flores global. Hoje, a tulipa é a flor mais exportada da Holanda e um dos símbolos do país.

 

Entre os números mais surpreendentes desse mercado, estão a produção anual de mais de 8.5 bilhões de bulbos vindos da Holanda. Aproximadamente 90% de todas as orquídeas da Europa são produzidas na Holanda. Somente esses dados podem começar a te dar uma ideia da produção holandesa.

 

Quer saber como seu intercâmbio agrícola pode te deixar perto dos profissionais que fizeram da Holanda essa potência? Continue a leitura e saiba o que a Holanda tem para te oferecer!

 

Floricultura e Horticultura – Holandeses são potência no agronegócio mundial

 

Para se ter uma ideia, o país possui uma área 270 vezes menor que a dos Estados Unidos. Ou seja, são uma nação pequena e densamente povoada, com pouco mais de 500 habitantes por quilômetro quadrado.

 

Mesmo sendo desprovido da área e dos recursos necessários para produção agrícola, em termos de valor monetário, eles são o 2º maior exportador mundial de alimentos. Porém, ficam atrás dos Estados Unidos apenas na exportação de produtos agropecuários.

 

Hoje, mais de 1500 produtores holandeses são especializados na produção de bulbos. Esses produtores, na cadeia produtiva do país, comercializam esses bulbos com 100 das maiores companhias exportadoras do mundo, que estão localizadas primeiramente na Holanda.

 

Isso significa, em outras palavras, que a maior área de produção de bulbos de tulipa do mundo fica na Holanda. Isto é, 87% da área de produção mundial é do país. Outro dado importante é que 65% da área total de produção de bulbos do mundo todo, é da Holanda, o que os deixa como primeiro produtor global do setor.

 

Reconhecimento Norte Americano – Outros pontos que fazem sua viagem para Holanda ainda mais interessante

 

De acordo com William B. Miller – do Departamento de Horticultura da Universidade de Ithaca, nos Estados Unidos – um dos fatores que tornam a Holanda líder do mercado de bulbos e Flores do mundo é sua logística.

 

“O fato que a Holanda é um país pequeno – por área de superfície – força sua concentração até uma determinada extensão, mas seu tamanho pequeno se torna uma vantagem em termos de custo de transporte, tempo, etc…”, explica William em sua tese “Current Status of Growth Regulator Usage in Flower Bulb Forcing in North America”.

 

De fato, há 20 anos os holandeses optaram pela seguinte filosofia: “Duas vezes mais alimentos, utilizando metade dos recursos”. Motivo, não somente de sua adaptabilidade, mas do reconhecimento desta pelos norte-americanos.

 

Hoje, os Estados Unidos é um dos maiores compradores dos bulbos de flores holandesas que, de forma geral, são usados em sua produção como flor de corte.

 

Perspectiva Brasileira – Como aprender com os melhores pode fazer a diferença na sua formação

 

Em outras palavras, um intercâmbio agrícola para a Holanda, significa ver de perto como funciona a melhor e maior produção de flores do mundo. Claro, sem contar outros fatores importantes no meio dessa produção.

 

O contato internacional a ser adquirido na Holanda te permitirá conferir como ela aumenta sua produção e seu capital todos os anos. Em 2018, de acordo com o governo holandês, o país faturou 90,3 bilhões de euros com sua exportação agrícola.

 

O país comercializa sua produção de flores para mais de 60 países. Geralmente, esses produtos são utilizados como material de plantio, ou para a produção floral de todos esses parceiros comerciais.

 

O ponto de partida para seu crescimento pessoal, financeiro e profissional, é estar em contato com os melhores. Para isso, é fundamental expandir seus horizontes. Faça um intercâmbio agrícola e inove seus conhecimentos!

NOTÍCIAS RELACIONADAS