O crescimento da participação das mulheres no AGRO

Última atualização: 03/01/2025Por

O agronegócio brasileiro está vendo uma crescente na participação feminina. O setor, que é historicamente masculino, agora também se beneficia da força, visão e competência das mulheres, que assumem papéis relevantes em diversas áreas, que vão desde o trabalho no campo até a gestão de grandes negócios e fazendas.

Um cenário de avanços e desafios

Esse movimento tem registrado números relevantes: de acordo com estudo do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Embrapa e IBGE, elas administram, atualmente, mais de 30 milhões de hectares (o que representa 8,4% da área rural do país). Isso mostra que as mulheres estão conquistando seu espaço, não apenas na quantidade de propriedades que gerenciam, mas também na qualidade de sua gestão.

A crescente das mulheres no agronegócio não é apenas uma tendência, mas uma força essencial para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, 19% dos estabelecimentos rurais do Brasil já são comandados por mulheres — um avanço significativo em relação aos 13% registrados uma década antes. Já em cargos gerenciais do agro, elas representam 34%, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de 2018, evidenciando a capacidade feminina de liderar em ambientes estratégicos.

Por outro lado, as mulheres ainda representam apenas 16% da força de trabalho no setor, segundo dados do 7º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA). Esses números mostram que, embora haja conquistas relevantes, ainda há muito espaço para a presença feminina no agro crescer e se consolidar.

E por falar no CNMA, a diretora executiva da CAEP, Priscilla Braile, compareceu à última edição do evento, que aconteceu em outubro. Veja o que ela viu no Congresso e quais são suas expectativas para as mulheres do setor para 2025:

Ao longo dos dois dias do Congresso foram discutidos temas de extrema relevância  para o Agro brasileiro, com destaque para o protagonismo da mulher no crescimento sustentável desse setor. Os números ainda são baixos, mas com a capacidade feminina de liderança e gestão, sei que ainda conseguiremos muitas conquistas nos próximos anos. Na CAEP Brasil, 70% do nosso time é composto por mulheres, pois realmente acredito nessa construção.

My Farm Experience para Mulheres

Reconhecendo a força feminina no agro, a CAEP apresenta uma novidade: o My Farm Experience para Mulheres! Esta é uma viagem técnica exclusiva, feita por e para mulheres, que promete ser uma combinação de aprendizado, networking e aplicabilidade prática para negócios do agro.

A viagem também inclui palestra na renomada Universidade de Illinois, uma instituição referência em inovação e pesquisa no agronegócio, e a participação no Farm Progress Show, um dos maiores eventos do setor.

A CAEP se orgulha de apoiar e celebrar as mulheres do agro, oferecendo oportunidades de expandirem seus horizontes e liderarem com excelência no agro.

Junte-se a nós no My Farm Experience para Mulheres, a viagem mais desejada do agro, agora com roteiro customizado para mulheres!