Conhecimento – Como Investir em Commodities

Última atualização: 16/02/2024Por

Quando se pensa em commodity, é comum termos em mente apenas uma commodity como, por exemplo, a soja. Tudo bem, a soja é importante, mas não é a única fonte de capital brasileira.

 

O mercado das commodities é dinâmico, e abriga diversos tipos de estratégias, produtos e investimentos que podem te gerar uma boa fonte de renda, caso você possua o conhecimento necessário para tal.

 

Separamos para você algumas estratégias para você conseguir visualizar um pouquinho melhor as maneiras pelas quais se pode chegar nessas commodities. Preparado? Vamos lá!

 

Variação das Commodities – Supere seu medo de começar nesse mercado

 

A variação ligada às commodities é devido a oferta e procura. Quanto maior for a procura, mais alto será o preço cobrado por elas, enquanto o inverso – no qual a oferta é maior que a procura e o preço será reduzido – também é igualmente válido.

 

Outra coisa que gera muita variação é a época em que essas commodities são negociadas. Por exemplo, se for o período de entressafras, alguns determinados produtos podem sofrer um aumento regular e permanecerem assim até que esse período se encerre.

 

O valor final dos produtos também é afetado por essas negociações, o que acarreta uma falta de confiança por parte do investidor em atrelar o seu dinheiro a algo tão inconstante, o que impacta diretamente na queda ou na alta de diversos tipos de ações na Bolsa de Valores.

 

Porém, hoje, já existem modernas estratégias de investimento que podem prevenir em grande parte que seu dinheiro sofra essa depreciação do mercado. Essas estratégias estão diretamente atreladas aos modelos de investimentos pelos quais você interage com as commodities.

 

Modelos de Investimento em Commodities

 

Enquanto existem opções para investimentos em diversos tipos de commodity, como minerais, financeiras, de energia ou agrícolas, os modelos desses investimentos em commodities não são tão diversos quantos seus produtos. Algumas maneiras para se investir nelas são:

 

# Mercados Futuros: Os mercados futuros são basicamente o meio pelo qual mais se comercializa esse tipo de produto financeiro, e nele são feitas a compra e venda desses investimentos através de contratos futuros.

 

Os contratos futuros nada mais são que acordos de compra e venda dessas mercadorias com diferentes datas de vencimento. De todo modo, é preciso compreender sobre eles para poder investir neste mercado.

 

# Exchange Traded Fund: Você leu, e deve estar pensando que as coisas já complicaram não é? Calma. Os ETFs como são conhecidos, são fundos negociados na bolsa de valores e que são constituídos por uma gama de produtos financeiros. Um desses produtos são as commodities.

 

Nesse tipo de investimento, é possível dizer que os ETFs possuem uma diversificação anormal de produtos para o investidor a um custo menor.

 

Basicamente, ao invés de se pagar 50 corretagens para se comprar 50 ações, você compra apenas o ETF correspondente aquelas ações todas. É claro, procure sempre ter conhecimento específico sobre as ações e os investimentos antes de fazer qualquer coisa.

 

# Investimento Indireto: Já pensou que você pode investir em commodities, sem investir nelas? Ao invés de investir em uma empresa que lida diretamente com essas commodities, como petrolíferas, por exemplo, você pode investir em empresas que prestam serviços para elas.

 

Um exemplo comum é investir nas empresas que constroem oleodutos ou fazem logística de transporte para a movimentação dessas commodities como produtos físicos.

 

Conhecimento é a Chave do Sucesso

 

Já deu para perceber que as coisas não são tão complicadas quanto pareciam, mas que ainda sim é necessário cautela, certo? Pois bem, a grande dica da CAEP para você é que conhecimento é a chave do sucesso nesse meio.

 

Esse conhecimento pode vir de formas diferentes. Uma das maneiras mais comuns é através de corretoras de investimentos. Elas possuem especialistas com diversos tipos de caminhos trilhados dentro do mundo financeiro.

 

Existem brokers especializados em commodities, e outros que são especializados em outros tipos de produtos financeiros. De todo modo, um dos meios é ter uma séria conversa com esses especialistas, para que você não somente saiba o que está fazendo, como também saibam o que você precisa e te ajude a conquistar os melhores investimentos do mercado.

 

Outra opção é que você mesmo busque este conhecimento, o que a longo prazo é a melhor estratégia para conquistar seu espaço dentro do mercado de investimentos em commodities.

 

Isso porque você adquire capital intelectual para sua independência no mundo financeiro das commodities, e de quebra consegue ter a liberdade para gerenciar suas próprias ações dentro de um dos mercados mais lucrativos do mundo.

 

Cursos como esses são raros, e não estão com frequência no mercado físico. Muitos são disponibilizados online – contudo, esse tipo de curso pode acabar gerando dúvidas que, posteriormente, podem ser difíceis de serem sanadas.

 

Os mais indicados são os cursos presenciais para que esse tipo de material teórico – e até mesmo prático – possa ser debulhado de forma precisa, para que você realmente saia de lá sabendo o que está fazendo.

 

A CAEP preparou – em parceria com a AG Resourses – um curso de commodities que te dá acesso direto a Bolsa de Chicago e te ensina o passo a passo, desde o básico até etapas mais avançadas, de como investir em commodities. Gostou da ideia? Clique aqui e aproveite essa rara oportunidade!

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS