Conectando as Fronteiras do Mundo

Última atualização: 16/02/2024Por

A Communicating for Agriculture Education Program (CAEP), com o objetivo de oferecer alternativas para o crescimento de seus intercambistas, iniciou em 2019 com a Nuffield International Farming Scholars.

 

A Nuffield é uma organização sem fins lucrativos, que gerencia um dos maiores e mais arrojados programas de troca de experiências entre profissionais do agronegócio, a fim de proporcionar um diálogo constante com a comunidade.

 

Na ocasião, Flávio Salvadego – Diretor Executivo da CAEP Brasil – recebeu Sally Thomson, Embaixadora da Nuffield no Brasil, bem como o vice-presidente da organização no país, Fabiano Paganella, para fechar um acordo de futuro promissor.

à esq.: Flávio Salvadego (Diretor Executivo CAEP Brasil) e Mariana Brandt (Supervisora CAEP Brasil); à dir.: Sally Thomson (Embaixadora Nuffield no Brasil) e Fabiano Paganella (Vice-Presidente Nuffield Brasil).

 

Começo da Jornada

A ideia da parceria é estreitar os laços entre as duas instituições, mas principalmente servir de ponte para que mais jovens tenham a oportunidade de participar ativamente da comunidade global do agronegócio.

 

“Os projetos da Nuffield sempre foram voltados para a construção do ser humano, assim como os da CAEP, que proporcionam experiências internacionais transformadoras através de seu programa de intercâmbio agrícola, intercâmbio de estudos e viagens técnicas ao exterior. Assim, ambos podemos transformar a sociedade através de sua fundação, a agricultura”, explica Mariana Brandt, Supervisora de Operações da CAEP Brasil.

 

Pensando nisso, o primeiro projeto dessa parceria em prol do futuro dos líderes do agronegócio é uma viagem a ser feita para Austrália e Nova Zelândia, a fim de transmitir conhecimentos de gestão rural e tecnologia a esses produtores e agentes transformadores do setor agrícola.

 

Austrália e Nova Zelândia – Terras da Oportunidade

A viagem se inicia no dia 16 de agosto de 2019 na Austrália e vai até o dia 03 de setembro, após a visita nos dois países. Quem não quiser visitar ambos, não há problemas, pode-se ter a opção de visitar apenas o primeiro destino, sendo a Nova Zelândia opcional.

 

Contudo, estão inclusos no roteiro completo os melhores e mais relevantes contatos com aqueles que formam o agronegócio daquela região do mundo. A oportunidade de conhecer representantes e profissionais chave de seus setores é algo único a ser experienciado.

 

Entre as pessoas a serem conhecidas, um representante da Nuffield que é especializado em estratégias de uso de insumos e adoção de tecnologia para obtenção de alta produtividade e lucro. Outro representante ocupa a diretoria de conselhos de pesquisa e instituições como Cotton Austrália, Farmers Federation e Irrigators Council – todas instituições de alta influência.

 

“O grande benefício de participar da Nuffield são as pessoas que conhecemos nessa jornada. Casos de sucesso, grandes líderes e ótimos seres humanos de todas as partes do mundo. Esse processo também abre nossas mentes para novas ideias, para desafiar antigos paradigmas e, assim, ajudar o Agro Brasileiro a continuar a crescer”
 Mauro Nakata, brasileiro e produtor de tilápia, Nuffieldiano desde 2018.  

 

O objetivo da viagem, no final das contas, é fazer com que a experiência permaneça na memória, além de proporcionar a todos, não apenas conhecimento prático na área de atuação de seus respectivos negócios, como também uma rede de contatos adequada aqueles que querem fazer a diferença para o mundo do agronegócio.

 

Comunidade em prol de todos

A comunidade agrícola não é formada apenas pelos indivíduos de uma cidade ou região, nem mesmo só pelos produtos que comercializam ou pelas inovações que criam. “Unir a comunidade agrícola, e caminhar juntos em direção ao futuro do agro é algo maravilhoso. Temos orgulho em participar disso”, comenta Georlei Haddad, diretor de relacionamento da CAEP Brasil.

 

Pensar de uma maneira global e estar alinhado ao futuro através da mente das pessoas mais influentes em seus determinados setores, que constroem frequentemente soluções inovadoras para manter a alta produtividade, alia a construção do ser humano com a qualificação profissional diretamente.

 

“Para um crescimento pessoal, é preciso uma maior vivência para que uma melhor educação favoreça a experiência em conjunto em busca do futuro.”, comenta Else Nakahara, coordenadora de Intercâmbio de Estudos da CAEP Brasil.

 

Sobre a Nuffield

Na década de 1940, depois de uma marcante experiência em que dois agricultores ingleses receberam suas bolsas de estudo para se aprimorarem e construírem um futuro brilhante para profissionais do agronegócio, foi quando a Nuffield começou de fato suas atividades.

 

Hoje, o programa de intercâmbio totaliza 114 dias em aproximadamente 18 meses, nos quais o estudante – com idade preferencial entre 25 e 40 anos – participa de quatro jornadas.

 

A primeira, Contemporary Scholars Conference (CSC), é um fórum que reúne os Nuffieldianos, líderes mundiais da área agrícola, políticos, entidades de fomento da agropecuária e instituições de pesquisa a fim de desenvolver essas pessoas para serem pessoas influentes do setor agrícola.

 

A segunda, Global Focus Program (GFP), seleciona de 7 a 10 nuffieldianos para visitarem e aprenderem sobre a agricultura de seis países e seis semanas. A terceira, Individual Research, permite ao aluno viajar sozinho por oito semanas para os países que escolher a fim de realizar uma pesquisa – de tema relevante para agricultura mundial.

 

Por fim, o estudante faz a quarta jornada, o Reporting, no qual ele elabora um relatório completo e detalhado e apresenta aos patrocinadores e a indústria agrícola, como sua pesquisa terá um impacto significativo para os negócios da agricultura.

 

Mais de 1800 nuffieldianos realizam este trabalho de trocar conhecimentos e gerenciar os caminhos dos futuros líderes do setor Agropecuário global, ampliando assim a comunidade do agronegócio e solidificando as experiências patrocinadas por mais de 100 investidores de diferentes setores deste mercado, espalhados por 40 países.

NOTÍCIAS RELACIONADAS