A profissão que decolou no agro e veio pra ficar!
Quem olha para o céu em meio a uma lavoura já não estranha mais a presença de aparelhos sobrevoando as lavouras. Discretos, precisos e altamente tecnológicos, os drones estão transformando o jeito de produzir no campo. E por trás de cada voo, há um profissional cada vez mais valorizado: o piloto de drones.
Por que essa profissão está em alta?
O uso de drones no agro deixou de ser uma aposta do futuro e virou realidade presente em fazendas de todo o Brasil e do mundo. Eles otimizam tempo, reduzem custos e permitem decisões mais inteligentes. O que antes demandava dias de trabalho manual, agora pode ser feito em poucas horas. Apesar de não ser mais uma novidade, essa é uma das profissões que mais crescem na área.
O que faz um piloto de drones no agro?
Muito mais do que “controlar um controle remoto”, o piloto de drones precisa ter conhecimento técnico com certificação específica para atuar. Deve entender sobre toxicologia dos defensivos agrícolas, uso de EPIs, técnicas de voo, simulações de emergência, e mais, para estar completamente preparado para atuar.
Como ingressar nessa área?
A atividade é regulamentada pelo Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que exigem que o estudante seja maior de 18 anos e tenha registro no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Além de ter concluído o curso de Aplicador Aéreo Agrícola Remoto (Caar).
Quer ver de perto as maiores inovações em drones no agro?
As principais marcas e tecnologias de ponta estarão reunidas na Farm Progress Show, a maior feira agrícola do mundo, e a CAEP vai levar você até lá! Seja você um profissional da área ou alguém que quer entender como a tecnologia está revolucionando o campo, essa é a oportunidade perfeita para se atualizar!