E o que fica do seu intercâmbio?

E o que fica do seu intercâmbio?

27/04/2018 14:41:37    |    Intercâmbio de Estudo
43

Lá se foi investimento financeiro e tempo da vida se dedicando a aprender um novo idioma, longe da família e dos amigos, num lugar diferente, em que mal consegue se comunicar. E o que fica disso tudo?

 

À primeira vista parece um ótimo cenário de filme de terror, depois do embarque, a certeza que esse filme começou a ser rodado e esqueceram de avisar que o protagonista, é você! E agora é tarde demais para desistir.

 

É um misto de coragem para desbravar o novo, com o medo de dar, absolutamente, tudo errado em 3 segundos. E aí vem de novo aquela percepção de quem é o personagem principal da história e que para dar tudo certo ou tudo errado depende das suas escolhas, e o único culpado é você mesmo. E de repente aquele frio na barriga junto com aquela coragem lá do início da decisão de fazer um intercâmbio ressurge mais forte do que nunca.

 

Que a verdade seja dita, a vida não é feita só de flores e um intercâmbio menos ainda, mas a sensação de meta vencida e objetivo alcançado é incrível e ninguém vai poder fazer por você. Sair da zona de conforto não é fácil, mas estar disposto, já é um grande começo.

 

Voltar e contar todas as experiências e superações, é quando se dá conta de que tudo valeu a pena, que isso faz parte de você, do novo e renovado filho, irmão, amigo, colega.

 

E depois de adquirir tanto conhecimento, alguma coisa mudou, seja a forma em como lidar com um problema, a paciência, as diferenças, as opiniões formadas que não são mais as mesmas, é como se tivesse passado por um daqueles quadros de beleza “Antes e Depois”.

 

E então você se dá conta que toda essa vivência te transformou e que esse processo do intercâmbio foi fundamental.

 

Else Nakahara é formada em Turismo e viajante compulsiva, já morou em Floripa, Japão, Austrália e Angola. Quando viaja fica sempre atenta aos costumes e cultura local buscando aprender algumas palavras do dia-a-dia na língua nativa.