AGRO: Futuros Talentos

AGRO: Futuros Talentos

24/10/2017 10:41:57    |    Agricultura
32

Agro futuro talentos! Agro futuro negócios! Perpetuando a produção de alimentos e cuidando da vida das pessoas.

 

Grandes negócios, produtos e serviços inovadores hoje existentes e que permeiam as nossas vidas, surgiram lá nos primórdios, construídos por pessoas pioneiras e com visão de negócio, projeção de futuro e muita garra de trabalho. No entanto, em algum momento precisaram se afastar ou delegar a continuidade do negócio para algum sucessor.

 

Aqueles negócios que encontraram sustentação de sucessão dentro da própria família prosperaram, continuaram a existir e se não fosse este processo, não teríamos praticamente nada das comodidades em produtos, equipamentos, vestuários, maquinário e vários objetos que dispomos hoje e que foram adaptados e desenvolvidos em escala para atender ao crescimento da população.

 

O paralelo para o  Agronegócio, não é diferente! Existiram  desbravadores nos primórdios que começaram a plantar algo identificando necessidade de pessoas se alimentarem; tiveram visão de demanda e potencial.  Tiveram uma árdua caminhada até estabilizarem uma produção para gerar escala para atender à demanda crescente da população por alimentos.  Porém para ter o seu negócio perpetuando, tiveram que contar com a continuidade de seus parentes no negócio ou contratar futuros sucessores.

 

E este é o ponto com o qual nos deparamos hoje! Estamos vivendo um novo ciclo de transição para o processo de  manutenção de negócios da produção agrícola. Temos o gestor e líder do negócio já numa fase de vida em que está querendo poder parar ou reduzir ao máximo a sua atividade de trabalho em prol da sua tão merecida qualidade de vida.

 

Um desafio e tanto!  Estimular os jovens líderes a darem continuidade aos  negócios Agro de suas famílias! Até a solução nos dias de hoje precisa ser inovadora: estimular com foco nos atuais recursos que os atrai nos dias de hoje, como a  internet das coisas (IOT), agricultura de precisão, softwares, equipamentos eletrônicos de última geração; drones, enfim.... uma lista vasta de elementos atrativos que passam a incorporar a gestão de um a propriedade agrícola high tech, de última geração.

 

Um passo antes deste desafio, também influenciar a base da educação e orientação das crianças! Sensibilizá-las a terem o estímulo e vontade por um lindo tema como o Agro e, porque não futuros e promissores profissionais em seguirem carreiras em diversos setores de atividades que atendam às demandas do Agronegócio!

 

E um desafio maior do que qualquer outro pois estamos falando de um negócio que impacta em  perpetuar a geração de alimentos para a vida e existência de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

 

E aí entendemos a campanha bem estruturada e com esta mensagem subliminar e de estímulo aos jovens e população em geral conduzida pela TV Globo que diz: Agro é Pop; Agro é Tech; Agro é Tudo!

 

Georlei Haddad

Agrônomo de formação (Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Esp. Sto.do Pinhal SP), começou a carreira na área de vendas na empresa IAP Fertilizantes, atuando na região Noroeste de São Paulo; a partir de então, passou a trilhar promissora carreira em empresas de defensivos agrícolas como a Hoechst, na área de regulamentação, depois na Noragro (JV entre Agroceres e Norquisa) nas áreas de regulamentação e Marketing; Sanachem (empresa Sul Africana) na área de regulamentação e Marketing e na sequência ingressando na Dow AgroSciences, por 21 anos, nas áreas de Marketing, Comunicação, Pesquisa e Inteligência de Mercado. Na CAEP é Diretor de Relacionamento.