Depoimentos

“O programa foi muito interessante porque melhorei muito meu inglês com o auxílio das aulas, lá na Universidade conheci pessoas de diversos países e aprendi um pouco de suas culturas também. As visitas proporcionaram o aprendizado de diversas técnicas inovadoras e tecnologias.” João Faus.

 


"I strongly believe that young people need to expand their minds through travel and experiencing other cultures. We hope to help the next generation better understand our global economy by learning new production methods and marketing opportunities, as well as understanding other cultures."       

Milt Smedsrud, fundador da CA

 




Depoimentos completos no blog da CAEP

Seguem abaixo comentários:

 

É uma experiência que voce carrega para vida toda. Seu conhecimento em relação ao mundo que gira em torno de uma propriedade rural extremamente produtiva se expandirá, sua visão a respeito de você mesmo muda, enfim, você cresce como pessoa, como brasileiro, pois o seu senso de patriotismo também muda, é uma experiência completa, cheia de desafios a serem vencidos e novas experiências a serem vividas!! (Bovinocultura Leiteira, Austrália)

Mario Cela Neto, Med. Vet. – PUCPR

 

Uma excelente oportunidade de crescimento: profissional, devido ao contato com outras realidades produtivas; intelectual, devido ao aperfeiçoamento no Inglês; e o maior benefício recebido, o crescimento cultural, divido a “carga” cultural que o trainee recebe com o contato intimo com a nova cultura vivenciada, altera até o senso de patriotismo. (Bov. de corte, Austrália) 

Ângelo Polizel Neto, Med. Vet. – UFMT

 

É uma ótima oportunidade de conhecer novas tecnologias e cultura diferente. Encontrei pessoas de toda parte do mundo, conhecendo um pouco de cada cultura dos diferentes paises. (Agricultura, Austrália)

Túlio Lima, Agronomia – UFLA

 

Acho uma experiência incrível. Não tenho palavras para descrever o quanto fui feliz. A Austrália é linda, as pessoas são maravilhosas e além disso tudo foi uma ótima oportunidade para avançar o inglês e em minha profissão. Fiz vários amigos que com certeza serão para vida toda. Obrigado CAEP!!!! (Enologia, Australia) 

Bruna Lima, Eng. Alimentos – UFLA

 

Olha, realmente demais... estou aprendendo muito fácil o Inglês, muitas coisas sobre gado leiteiro que é meu principal objetivo e o convívio com diferentes pessoas, diferentes culturas, estou crescendo bastante e adquirindo muita experincîa, muito bom mesmo, eu diria que esta sendo uma experiência inesquecível! (Bov. Leiteira, EUA)
Rodrigo Fiorani, Zootecnia – UEL


Sinto me honrado por ter a oportunidade de estar participando de um estágio no exterior. Estou tendo um grande conhecimento e aprendendo bastante a cada dia. Novas amizades, pessoas com pensamentos diferentes e novos horizontes em minha vida. (Agriculture, EUA)

Maciel Finatto, Produtor RS


Está sendo uma experiência muito interessante que vai ficar marcada para toda vida. (Bov. de Corte, EUA)

Kelvin Souza, Med. Vet. – UFMS


É muito válida, abre a cabeça, mostra outros valores na vida, muita informação, muita gente nova, costumes diferentes, pensamentos diferentes. Todo mundo deveria ter uma experiência como essa. Tem dia que é fogo, vc quer sumir, voltar pro Brasil correndo, mas mesmo assim vale a pena, tô satisfeito!! (Agricultura, EUA)

Homero Moreschi, Agronomia – UEM


Muito boa. Esperei tanto tempo para estar aqui, mas valeu a pena. Poder praticar na minha área de interesse, viver na Europa e conhecer lugares e pessoas diferentes. (Suinocultura, Dinamarca)

Leonardo Aparício


Uma experiência impar na vida! Tenho aprendido bastante com tudo, seja na fazenda, na vida, nos costumes e principalmente comigo mesmo! (Agricultura, Australia)

Marcelo Gil Stiaque, Agronomia - UNESP Jaboticabal


Sem sombra de dúvidas estou vivendo a mais proveitosa experiência de toda minha vida!! (Horticultura, Inglaterra)
Rodrigo Costa, Agronomia -  UFLA


Muito legal, estou aprendendo muito com tudo isso, dando muito valor nessa nova experiência de vida, crescendo com tudo isso. (Agricultura,USA) 

Thiago Salvador, Engenharia Agrícola – UFLA


Realmente é muito proveitoso, conhecimento sobre tecnologias usadas na agricultura, maquinário práticas culturais, etc. Possibilidade de apreender nova língua, nova experiência de vida, outra cultura, morar em um país de primeiro mundo e perceber porque se vive melhor. (Agricultura,USA)  

Nelmar Maso, Tec. em Agropecária – Colégio Agrícola de Veranópolis, RS


Para mim, todo o processo, desde o inicio da documentação até o estágio nos Estados Unidos foi muito importante e de grande aprendizado. (Bov. Leiteira, USA) 

Jonas Woichinski, Tec. Agrícola – EAFS RS


O mais importante deste estagio agrícola é o aprimoramento, ter experiência pratica na área, conhecer outras culturas, aperfeiçoar o inglês, superar obstáculos e inseguranças. E ainda descobrir que você possui capacidades e forças que desconhecia. (Horticultura, USA) 

Rhode Maria Netto,  Agronomia – UFU MG

 

Gostaria de dizer as pessoas, jovens que têm um pouquinho de vontade de conhecer outro país para que torne essa pequena vontade em um sonho como eu fiz, tenho 18 anos, mas já a 3 anos antes buscava esse sonho. Não dê atenção para amigos que preferem que você não venha e torne isso como conselho pra vir. Com certeza não é fácil arrumar todos os documentos que precisa, mas vale muito o esforço e chegar até aqui. (Bov. de Leite, EUA)

Azael Rossler, Tec. Agrícola – EAFS RS


Conhecer a forma de organização da fazenda, o estilo de pensar e trabalhar, a logística utilizada, faz você mudar muitos conceitos sobre agricultura e consegue-se entender melhor quais são as soluções e caminhos a serem seguidos para se alcançar melhores resultados tanto na vida profissional quanto na pessoal. (Agricultura, EUA)

Luis H. Scandelai – Unesp Botucatu


O estágio é muito interessante e importante, pois você aprende a ver tudo o que você via, agora de um ponto de vista diferente. Só há um modo de descobrir – participando! (Agricultura, EUA)

Tiago Gromann, Tec. Agrícola – EAFS RS


O programa é muita massa, e recomendo-o. É uma experiência única que certamente vale muito a pena! (Agricultura, EUA)

Mayres Moraes, Agronomia – UTFPR


O aprendizado da língua, experiência em diferentes áreas de trabalho e formas. Analisar as dificuldades ou facilidades, para talvez no futuro, aplicar com melhor sucesso no Brasil. Na verdade tudo o que você faz no estágio, por mais difícil que seja sempre estará aprendendo coisas importantes. (Agricultura EUA / Australia)

Eriton Bratti, Agropecuária – UTFPR


O aprendizado da língua torna-se muito rápido e fácil quando vivenciado no dia-dia. A comparação entre as culturas é uma experiência fascinante e indescritível. (Equinos, EUA)

Davi Carneiro – UFLA


O mais importante de participar deste estágio é a experiência de vida. Sem dúvida nenhuma, é imposssivel retornar ao Brasil sem uma porção de novos conhecimentos para a vida, sem contar, claro, o conhecimento na agricultura e na língua que você adquire. (Agricultura, EUA)

Bruno Lemes – UFLA


O mais importante ao participar desse intercâmbio é que eu estou apreendendo a cada dia, meu inglês está melhor, e sobre o meu trabaho estou muito satisfeito pois me sinto mais seguro em passar todas as informações a outras pessoas, porque eu pude praticá-la a cada dia, e com muito mais conhecimento e cultura, melhorando meu curriculum... recomendo que participem porque aqui a gente aprende a viver de verdade, e nos tornar mais fortes para enfrentar as nossas próprias dificuldades. (Bov. Leiteira, EUA)

Everton Ártico, Agropecuária – EAFS RS

 


Adquiri muita experiencia profissional e pessoal. Recomendo a todos, viaje, aproveite cada segundo, faca valer a pena! mas lógico nunca esqueca dos aussies slangs no worries mate she`ll be right hahahahahahahhaa that`s all folks! (Horticulture, Australia)

Murilo Vale, Agronomia – UFU MG

 

A experiencia foi muito boa recomendo a todos estudantes na área a participar, e sempre que tiver oportunidada vou divulgar o nome do CAEP. (Agricultura, EUA)

Alexandre Catto Calvi, Agronegócio – Cesumar PR

 

A experiência foi extremamente animal, apesar do `hard work` você só consegue enxergar e dar valor as coisas quando, depois de concluir seu estagio, você pode olhar pra trás e ver o quão melhor você se torna com uma experiência internacional, tanto como pessoa (principalmente) e como profissional na area de agrárias. Valeu moçada do CAEP que deu um bom apoio pra que isso se concretizasse...abracaooo moçada... (Horticulture, EUA)

Rafael Feliciano, Agronomia – Unesp Jaboticabal


Recomendo vivamente este programa. Não só pela experiência profissional, mas também pela pessoal e emocional (Agricultura, Nova Zelandia)

Miguel Cachao,  Engenharia Zootécnica – Portugal

 

Foi uma experiência nova, pude presenciar muitas coisas novas, que não conhecia! Agradeço pela oportunidade! (Agricultura, EUA)

Fernando C. Verschoor, Tec. em Agricultura – Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, SP

 

É um grande aprendizado pois ao sair do país possuimos apenas uma idéia do que pode haver além das fronteiras, e ao chegarmos podemos ver que a realidade vai além das idéias e o aprendizado muito válido, pois tudo pode ser utilizado como nova tecnologia em nosso pais ou adaptado a nossa realidade. (Apicultura, Hawaii EUA)
Daniel Santiago Pereira, Agronomia – UFERSA RN

 

Amazing, muito boa a experiência, aprendi muita coisa boa, muita tecnologia, eh uma experiencia fantástica. (Agricultura, Austrália)

Guilherme Tupynamba, Zootecnia – Unimontes MG

So far so good! acho q esse eh o melhor comentario q eu poderia fazer, tenho aprendido muito, tenho feito novos amigos, tido novas experiências todos os dias. minha chefa/host sabe muito e se aplica muito em me passar seu conhecimento, tanto quando é aberta para ouvir minhas ideias e minhas experiências anterioes. as pessoas da cidade de uma forma geral são otimas, todos super amigáveis e sempre dispostos a ajudar e me convidado a participar de atividades com eles, tenho andado de bicicleta com uns "jovem Senhores" da cidade q deixariam muitos amigos de vinte anos comendo poeira, tenho jogado futebol com criancas e tem sito demais. Se tive problemas com minha chefa/host na casa, acho que foi simplesmente a diferenca entra duas culturas e vários anos de vida, hoje as coisas vão super bem e tendem a melhorar ainda mais. (Horticulture, EUA) 

Giovani Genovali, Engenharia Florestal – Viçosa MG

 

O que eu tenho pra dizer sobre meu estágio no exterior é que é uma experiência única, cada dia você aprende coisa diferentes, tanto sobre práticas em agricultura e pecuária quanto a cultura do pais. Eu recomendo o estagio pois pois pra mim está sendo ótimo, e com certeza poderei aplicar todo esse aprendizado quando retornar ao Brasil. (Suinocultura, EUA)

Marcos Cherpinski, Especialização em produção de Suínos – Lavras MG

 

Foi uma experiência única, convivi com pessoas de diferentes partes do mundo, que me proporcionaram uma experiência pessoal singular. Fiz novos amigos, tirei muitas fotos,trabalhei muito, me diverti e conheci novas formas de viver e pensar. (Horticultura, EUA)

Alessandra de Paiva Alves, Engenharia de Alimentos– UFLA MG

 

Experiência bacana pra quem quer aprender a trabalhar e conhecer outras culturas. Não espere muito aprendizado pois essa chance existe quando se fica mais de 1 ano no local, ou seja, quando se está por dentro da atividade e o patrão sabe disso. Daí você pode ter mais responsabilidades e melhor salário também. Do contrário, é fazer o que te mandam! (Horticultura, EUA)

Rogeria Castro, Ciência Florestal – UFV MG

 

Está sendo a melhor possivel com os pontos negativos e positivos. A saudade e uma coisa que aprendemos a controlar. Os amigos que fazemos são os melhores. A convivênvia com a familia é perfeita.. Ou seja Tudo está perfeito. (Bov. de leite, Nova Zelândia)

Claudia Pregnolato, Med. Vet. – PUC MG

 

Para mim está sendo uma experiência que vou levar para o resto da minha vida... (Apicultura, Hawaii EUA)

Lindenberg Gomes, Agronomia, PB

 

A experiência de trabalhar no exterior é fantástica, mas não é fácil. Cada dia você aprende coisas novas, mas com certeza vale muito a pena, meu ingles tem melhorado bastante, consigo me expressar e conversar aqui é muito interressante. (Equinocultura, Austrália)

Rafael Deveza, Med. Vet. – UFRRJ RJ

 

Maravilhosa, inesquecivel. Não só me proporcionou experiências na minha área de trabalho, mas também me fez me conhecer melhor, aprender a lidar com problemas, desafios. Hoje vejo a minha vida com outros olhos, apesar das incertezas sobre meu futuro tenho certeza do que eu quero e força de vontade para correr atrás. (Horticultura, Austrália)

Inni Nissida, Agronomia – UNESP Jaboticabal SP

 

Viver um período em outro país, permite-nos ter novos conceitos, entendimento sobre o funcionamento da agricultura e de um modo geral de nossas vidas também, porque a gente vive em uma nova cultura com hábitos diferente do nosso cotidiano, gerando dessa forma um amadurecimento pessoal com um grande acréscimo enriquecido de novas experiências que marcam nossas vidas definitivamente. (Apicultura, EUA)

Adrevando Lima, Agronomia – Faculdades Integrado PR

 

Não poderia ter tido uma melhor experiência, tudo superou as minhas expectativas. (Equinocultura, EUA)
Marcos Santos, Med. Vet. – UFV MG

 

Fui muito bem recebido, tanto pela familia quanto pela comunidade, guardarei ótimas recordações por toda a minha vida. Me considero parte da familia. No trabalho tenho aprendido bastante sobre maquinário, desde a cortador de grama a tratores articulados. As trocas de informações e confronto de idéias são sempre presentes. Minhas pretenções sobre a vinda para os Estados Unidos estão se concretizando; uma ótima experiência a qual não me arrependo. (Agricultura, EUA)

Rafael Andrade, Tec. em Agricultura – Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, SP

 

A experiência aqui está sendo muito produtiva. (Bov. Leiteira, Tasmania AUS)

Viviana Roncoletta, Med. Vet. – UNESP Jaboticabal, SP

 

Excelente, muito aprendizado, não somente na vida mas no profissional e muitas amizades plantadas.  (Vinicultura, EUA)

Tiago Leite, Ciência e Tec. dos Alimentos – UFSM RS