A nova era da precisão agrícola

Última atualização: 16/02/2024Por

A nova era da precisão agrícola

 

Pode ser retórica porém, a agricultura brasileira que já se destaca no cenário Global pela sua grandiosidade, diversidade e tecnologia empregada ainda vai e já está encarando um novo patamar na sua história. E esta mudança vai influenciar no perfil do nosso produtor atual ou melhor, empresário rural.

Ouvimos jargões como: big data, iot (internet das coisas), agricultura de precisão, softwares de gestão da propriedade, telemetria, etc

O nosso empresário rural além de toda a carga de gestão hoje sob sua responsabilidade para a condução de seus cultivos – quando e o que plantar, tratos culturais, colheita, armazenagem, comercialização, aquisição de insumos modernos, renovação de frota de máquinas,  dentre outras atividades afins, terá que mudar a sua forma de visão e aprimorar os seus conhecimentos no mundo tecnológico.

Maquinário inteligente, auto dirigido, piloto automático, drones, mapeamentos de precisão de talhões, software de monitoramento de solo e presença de pragas/doenças, medidor de condutividade de solo, ….

…otimizando tempo e recursos empregados nas correções de solo e tratos culturais, monitoramento de gastos da frota da propriedade gerando ganhos substanciais pela otimização de uso e   gastos com combustível, quantidade correta de insumos aplicados,

taxa variável de sementes, …

 

…e tudo isto gerando um banco de dados imenso de informações preciosas, criando séries históricas ano após ano, demandando habilidade de inteligência de negócio para o devido  cruzamento de dados, interpretação e criação de cenários para a correta tomada de decisão. Precisão de operações, tomada de decisão  assertiva, economicidade no uso de recursos, menor impacto ambiental, maiores ganhos de escala e maior retorno financeiro.

Foi-se a era da agricultura displicente, de ganhos mascarados, despojada e do tipo que na próxima safra dá-se um jeito. A paixão pelo Agro vai continuar como sempre porém, uma paixão que dosa o sentimentalismo com a realidade e visão de futuro – abertura de novas frentes de trabalho mais high tech, novos profissionais oxigenando o setor, sem nunca no entanto, se perder a grande missão de alimentarmos o mundo!

NOTÍCIAS RELACIONADAS